MANAS EYEWEAR - CNPJ 26.348.764/0001-66 

manasnomapa@gmai.com // (11) 99899-7284

Itatiba - SP (Não realizamos trocas)

Posts Em Destaque
Please reload

Nem só de trabalho vivem as Manas #convidadanomapa

March 6, 2018

 

 

Pode parecer estranho falar sobre isso num blog de viagens, mas muitas pessoas não têm interesse em viajar e isso se dá por vários motivos. Seja por achar que é muito caro e portanto uma realidade distante ou por uma questão cultural mesmo. Você deve conhecer alguém assim! Quando eu estudei turismo há alguns anos atrás os meus maiores questionamentos eram: Por que nem todas as pessoas despertam o interesse em viajar? Será que não tem condições financeiras? Turismo pode ser acessível a todos? As pessoas conhecem a cidade em que elas vivem? Por que conhecer um ponto turístico da própria cidade ou desbravar um canto novo sem pernoite não é considerado turismo pela Organização Mundial do Turismo?

 

Esses questionamentos sempre invadiram a minha mente e ao longo dos anos e da minha humilde experiência eu descobri que a maioria das pessoas quando nascem já aprendem que vão precisar trabalhar duro para sobreviver, sendo poucas as que aprendem que o lazer também é um direito garantido. Se você reparar bem, o trabalho é muito mais valorizado que o lazer e é claro, não posso negar que o trabalho é uma atividade inerente ao homem, precisamos dele para viver! Mas por que a maioria das pessoas acha que só quem é rico pode ter momentos de lazer? Isso não é verdade, podemos viver esses momentos sendo parte integrante da grande classe trabalhadora. Claro que nem sempre é possível curtir todos os finais de semana, mas com planejamento é possível adequar os passeios à renda disponível. Tudo é uma questão de prioridades e planejamento. Você já pensou que lazer também é importante e pode te fazer muito bem encaixa-lo no seu orçamento? Faz o teste e depois me conta se não fez você recarregar as energias!

 

Diante disso eu passei a tentar mostrar a todos a minha volta que é possível curtir uns bons momentos de lazer e que as vezes o custo é até bem baixo. Sim, é possível! Um passeio por um ponto turístico da sua cidade ou um lugar desconhecido, uma praça, um museu, pode sair barato e transformar o olhar que você tem do lugar onde mora. Você já parou para pensar que muita gente não conhece a sua própria cidade? Acredito muito que as pessoas caem em si deste fato quando entram em contato com pessoas de outros lugares e culturas. Isso acontece muito também quando a gente viaja e encontra pessoas de vários lugares do globo e elas começam a te fazer perguntas do lugar onde mora e você não sabe das referências simplesmente porque nunca foi naquele canto da cidade! Eu já passei por isso muuuuitas vezes! E foi horrível! Me sentia mal, parecia que não me conhecia, me sentia uma péssima local. Esse cenário começou a mudar quando passei a receber amigos de outros estados aqui.. fui desbravando junto com eles alguns cantos do Rio de Janeiro, que apesar de não ser a minha cidade, fica relativamente próximo a mim. Mas a alegria maior foi quando eu fui turista na minha própria cidade, no interior do estado do Rio de Janeiro! Agora sou apaixonada por Guapimirim e descobri que a minha terra é linda com suas cachoeiras maravilhosas! Acabei reparando que muitas pessoas (inclusive de outros países) vêm para cá desfrutar das belezas que demorei anos para conhecer.

 

Hoje acredito que o turismo pode e deve sim ser acessível a todos, e eu na minha ousada concepção acredito que viver e experimentar sua cidade é turismo também! Seja turista local e vai lá desbravar as coisas legais que tem na sua cidade! Aposto que tem coisa boa que você ainda não conhece. Às vezes você sonha em conhecer muitos lugares do mundo, mas enquanto você se organiza pra realizar esse sonho, se permita viver momentos de lazer na sua cidade mesmo! Vai gastar pouco, ter uma experiência turística e conhecer o lugar onde você mora, o que é muito importante pra que você se conheça também. Porque nem só de trabalho vivem as manas né?!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square