MANAS EYEWEAR - CNPJ 26.348.764/0001-66 

manasnomapa@gmai.com // (11) 99899-7284

Itatiba - SP (Não realizamos trocas)

Posts Em Destaque
Please reload

Montenegro em 48 Horas

April 13, 2019

 

Montenegro, esse pequeno país nos Balcãs, acabou indo parar no nosso roteiro de última hora e por uma questão de logística e economia. Como estávamos no sul da Bósnia, não fazia sentido voltar para Sarajevo pegar um vôo; e sair pela Croácia, apesar de ter opções de vôos relativamente baratas, não valia a pena pois a estadia estava absurdamente cara, afinal era alta temporada. Foi ai que decidimos ir para Kotor, em Montenegro.

 

Eu achava que nesses dois dias íamos conseguir descansar um pouco, afinal não é tempo suficiente para conhecer uma idade. Mas eu estava superestimando o tamanho do país. Em dois dias acabamos conhecendo 80% de Montenegro.

 

Ficamos hospedadas no centro histórico de Kotor, no Guest House Foza Lux. Ao chegarmos, quase não acreditamos no que estávamos vendo, afinal não sabíamos quase nada sobre a cidade. O centrinho velho é como uma cidade murada, onde não passam carros. É muito gostoso bater perna e descobrir as suas ruas e becos cheios de charme.

 

Apesar de fazer parte do bloco de países do Leste Europeu, os valores de Montenegro são tão altos quanto na Europa Ocidental. Como fechamos estadia com antecedência, até conseguimos um valor bom. Mas ficamos surpresas com os valores da comida e das lembrancinhas. Como a cidade é portuária e recebe cruzeiros marítimos, há muitos turistas durante a alta temporada. E como a procura é grande... o valor vai lá pra cima.

 

Kotor é daquelas cidadezinhas que a gente se apaixona nos primeiros instantes. É um pouco confuso se localizar por lá, afinal as ruas tem números, mas elas mudam de tempos em tempos, assim como os estabelecimentos. Segundo a nossa anfitriã, isso acontece para que haja uma rotatividade no movimento e no comércio da cidade.

 

 

 

 

DIA 1

 

Logo no primeiro dia resolvemos subir no forte de Kotor, já que no dia seguinte faríamos um passeio de dia todo. Chegamos em Montenegro por volta das 15 horas, então aproveitamos para conhecer um pouco do centro velho de Kotor até as 20hrs, que é quando a entrada para o forte deixa de ser paga. Antes das 20 é necessário pagar 8 Euros. Como era verão, ainda estava claro ao começarmos a subir. E acabou sendo uma ótima ideia ir nesse horário, assim tivemos vista da cidade de dia, durante o por do sol, e de noite. O caminho tem 1350 degraus e leva em torno de 50min para subir e descer. Eu, lerdinha como sou, levei 2 horas

 

 

 

 

DIA 2

Segundo dia, acordamos cedo e fomos fazer um passeio com a 360 Monte. Aquele passeio que eu disse anteriormente que a gente veria 80% do país. Como Montenegro tem muitas montanhas, é possível ter várias vistas do país do alto, e cada uma mais linda que a outra. 

 

Coloquei aqui no mapa todos os lugares que passamos para vocês terem uma noção melhor do Tour e onde fica cada coisa.

 Se prepare para a estrada, pois ela é bem sinuosa! Olha esse trecho:

 

 

 

Njegos Mausoleum

 

Uma das principais paradas do Tour, o Njegos Mausoleum, fica no topo da montanha Lovcen, uma das mais altas da região. Peter II Petrovic-Njegos era um líder amado em Montenegro. Seu corpo foi levado para esse Mausoleum em 1974, já que a capela onde ele estava anteriormente foi destruída em uma das guerras do país. A construção causa controvérsias, já que foi arquitetada por uma pessoa que junca havia visitado a região da montanha.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

⠀⠀⠀⠀⠀

Para chegar lá é preciso pegar uma sinuosa estrada e depois subir 461 degraus (eu avisei que tinha muita escada em Montenegro!). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além de ser interessante ver uma construção tão majestosa no topo de uma montanha, a vista é de tirar o fôlego!

 

Cetinje

 

Depois passamos por Cetinje, que é a antiga capital de Montenegro, antigo Reino de Montenegro. Uma pequena cidadezinha com um importante valor histórico e alguma ruínas que nos fazem lembrar de seu passado.

 

 

 

Lago Skadar

 

Nenhuma foto, nunca, vai fazer jus a beleza do lago Skadar, a última parada do nosso Tour. Uma das paisagens naturais mais lindas que eu já vi. A 360 Monte, além de nos levar nesse mirante para ter uma vista panorâmica , também organizou um passeio de barco no lago lá em baixo, onde aproveitamos para nadar nas águas quentinhas.

 

 

 

Ele é o maior lago da região do Balcãs, com cerca de 44km. 2 terços dele está no território de Montenegro e o restante na Albânia. É famoso pela sua beleza, fauna e flora.

 

Aah Montenegro, tivemos dois dias maravilhosos por ai. Cheios de surpresas, pessoas simpáticas, gatinhos de rua, paisagens bonitas, escadarias para fortalecer as pernas... e terminar a viagem com essa vista da ilha St Stefan foi pra finalizar com chave de ouro.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square