MANAS EYEWEAR - CNPJ 26.348.764/0001-66 

manasnomapa@gmai.com // (11) 99899-7284

Itatiba - SP (Não realizamos trocas)

Posts Em Destaque
Please reload

🎶🎵"São Jorge veio lá da Capadócia"🎵🎶

July 20, 2019

Me perdoem pelo título, mas não consigo me conter.

 

Depois de deliciosos dias em Istambul, que você pode conferir aqui nesse post, seguimos em direção a Göreme na Capadócia. Pegamos um voô para Kayseri, que na verdade mais parecia um outro planeta de tão diferente. Lá alugamos um carro para dirigir até Göreme, onde nos hospedamos por 3 dias. A estrada é ótima e super tranquila, quase sem movimento. Optamos pelo carro para termos mais liberdade nos passeios e podermos fazer as coisa no nosso tempo. Além disso, estando em 4, sai muito mais barato do que pagar por passeios. Mas se você vai sozinha ou com um grupo aventureiro, também existe a possibilidade de alugar quadriciclos. Deve ser uma forma bem legal de explorar a região.

 

 

Confesso que essa era a parte da viagem que eu estava mais ansiosa. Sempre tive muita curiosidade em conhecer a Capadócia. E claro que minhas expectativas foram superadas. Nunca na vida vi nada parecido. Sua geografia única é resultado de erupções vulcânicas, vento e ação de erosões. Como as pedras são arenosas é muito fácil esculpi-las. Por isso, muitas pessoas acabaram construindo casas dentro delas. É muito comum você encontrar hotéis completamente dentro de pedras. Inclusive, se hospedar em um desses faz parte da experiência. O nosso não era assim, mas tinha muito charme e conforto. Optamos por ficar no Goreme Inn. Apenas elogios!

 

 

 

Apesar de Göreme ser pequena e não ter TANTA coisa assim pra fazer, é gostoso ir com calma e tempo para poder observar todos os detalhes. A cidade é uma gracinha e cada esquina tem uma surpresinha. Se perca um pouco pelas ruas e deixe as coisas simples te surpreender! Mesmo sendo uma vila pequena, há muita procura pelos turistas, então existem diversas opções de hotéis e restaurantes.

 

Por ser uma cidade esculpida em pedra, Göreme acaba sendo um pouco monocromática. Mas graças ao artesanato local e ao capricho dos moradores, as ruas são bem charmosas e coloridas com flores, enfeites, decorações artesanais e criativas... tudo um charme.

 

 

Além da Capadócia ser um lugar lindo e super diferente, ela também tem muita oferta de artesanato local. E por um preço muito mais interessante que outras cidades. A confecção de tapetes é muito tradicional na Turquia, as opções de tamanhos, cores e padrões são inúmeras. Um mais lindo que o outro. É claro que eles não são baratos, afinal é uma arte. Mas na Capadócia é bem mais em conta do que em Istambul, por exemplo. Mesmo se você não estiver interesse em comprar um, vale a pena desbravar alguma loja. Elas parecem pequenas por fora, mas por dentro têm varias passagens e é quase um labirinto. Passamos por várias portinhas até chegarmos nesse pátio externo que não era possível ver do lado de fora da loja.

 

 

Tentamos voar de balão 2 vezes, mas devido ao vento, por segurança, nenhum vôo foi permitido naqueles dias. No começo ficamos chateados, afinal quando se pensa em capadócia a primeira coisa que vem na cabeça é o balão. Mas depois entendemos que segurança vem em primeiro lugar. É super comum isso acontecer, por isso não programe isso para o último dia! Ainda temos amanha para tentar. A companhia que contratamos é a Royal Balloon, e apesar de ainda não termos voado, recomendo super. Eles são mega atenciosos e responsáveis!

 

E como já tínhamos madrugado mesmo, resolvemos sair pra passear mesmo ainda sendo bem cedo e as atrações ainda não terem aberto. Foi ótimo, pois conseguimos vistas incríveis e fotos sem intrusos! Essa vista é do Pigeon Valley:

 

 

A segunda parada foi o Castelo de Üçhisar, que fica na cidade de mesmo nome, próxima a Göreme. Ele é todo esculpido nessas formações rochosas características da região, também conhecidas como “chaminés de fadas”. O Castelo é a maior dessas chaminés. Ele era usado tanto como torre de observação como também castelo de defesa. Você pode pagar para ver o castelo por dentro. Como ainda era muito cedo, ainda estava fechado. Mas nos contentamos em conhece-lo apenas por fora.

 

 

É possível ir de Göreme para Üçhisar de ônibus, são apenas 5km. A entrada no castelo custa 3 Liras Turcas.

 

Outra atração imperdível é o Open air Museum, em Göreme, é um complexo histórico e arqueológico composto por 11 mosteiros e suas respectivas Igrejas. Sendo a maioria dos séculos 9, 10 e 11. O complexo é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

 

 

 

Caminhar por essas ruínas e entrar nas escavações é quase como voltar no tempo. É muito interessante fica imaginando como viviam as pessoas naquela época e naquela região. Algumas dessas Igrejas estão muito bem conservadas, o que é incrível. A maioria delas não se pode fotografar por dentro, fique atento e respeite as regras.

 

O valor da entrada é de 30 liras Turcas e um opcional de 15 TL para visitar a Igreja Escura, que eu super recomendo. Há um estacionamento pago logo em frente a entrada, mas se você subir um pouco mais vai encontrar vagas públicas.

 

Tivemos 3 ótimos dias na Capadócia. E apesar de ter feito tudo que havíamos programado, temos motivos de sobra para voltar. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square